HOME   LOGIN   MAPA DO SITE   
A EmpresaProdutosServiçosFiliaisFornecedoresCálculos EditoriaisContatoTrabalhe Conosco
  Dicas

Sentido de Fibra

Formatos mais utilizados sem perdas

Formatos padrão de Papel

Tabela de pesos

Armazenagem

Para um melhor resultado e qualidade de impressão, recomenda-se conservar o papel no depósito, antes de imprimí-lo, pelo menos de 12 a 24 horas para que este seja aclimatado com a umidade ambiente.

Saturação

Recomenda-se que a soma dos percentuais de cores em cromia (C+M+Y+K) não ultrapasse 320%, caso contrário o impresso ficará saturado e comprometerá sua qualidade final.

Cores Chapadas

Nos chapados com 100% preto recomenda-se “calçá-lo” (usar mais uma cor de base) com pelo menos 30% de ciano. Isso irá garantir uma maior intensidade no tom do preto. Esse "calço" não é necessário quando se usa cores Pantone® + preto.

Arquivos

Ao receber os arquivos é importante conferir se as imagens estão em escala CMYK com resolução de 300 dpi. Caso haja alguma imagem em padrão RGB recomenda-se devolver o arquivo para a correta conversão em CMYK.

Umidade e Temperatura

Recomenda-se manter o papel com a embalagem à prova de umidade (embalagem original do fabricante) até o momento do refile*/impressão e entre uma entrada de máquina e outra. Desta forma, não haverá troca de umidade entre o papel e o ambiente da sala de impressão, evitandose assim, eventuais problemas na impressão como fora-deregistro, encanoamento, etc. Nos casos onde a sala de impressão é climatizada (temperatura e umidade controlada), o papel pode ficar fora da embalagem do fabricante antes impressão.

*Após o refile, deve ser novamente embalado, protegendo assim contra a umidade do ar da sala de impressão.

Papéis de baixa gramatura

Recomenda-se não utilizar papéis de baixa gramatura em trabalhos com muita carga de tinta, evitando-se assim problemas como transparência e perda de registro. Outro aspecto importante para evitar problemas com perda de registro em papéis de baixa gramatura é o sentido de fibra - cuidar sempre para a correta alimentação da impressora.

Escala Pantone

Ao utilizar a escala Pantone® oberve sempre se a cor solicitada está de acordo com o tipo de papel especificado. A escala Pantone® com a letra “U” (uncoated) após o código numérico em cada cor refere-se à impressão em papéis não - revestidos (ex.: papel offset), assim como o Pantone® com a letra “C” (coated) refere-se à impressão em papéis revestidos (ex.: couchê).

Através da tabela denominada “solid to process” é possível se obter a combinação em cromia (CMYK) de uma determinada cor Pantone®. Este recurso oferece uma equiparação cromática aproximada, ou seja, haverá sempre uma variação, já que as cores Pantone® são muito mais limpas do que as cores obtidas dentro da escala CMYK.